Resenha: O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

4:12 PM

 


Livro: O Grande Gatsby
Autor (a): Francis Scott Fitzgerald
Páginas: 221
Editora: Abril
Nota:  










                                                  
  Nos anos de ouro da juventude pós Primeira Guerra Mundial, é onde se passa esta história, que é considerada a melhor obra de Fitzgerald em toda a sua carreira. 
  A trama gira em torno do amor entre Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma garota rica de Louisville e ele, um oficial sem condições de manter o estilo de vida que Daisy sempre levou. Anos após se conhecerem, e depois que Gatsby retorna da Guerra, ele descobre que Daisy casou-se com um arrogante, porém rico homem chamado Tom Buchanan, e vivem em uma suntuosa mansão em Long Island. 
  Gatsby decide então enriquecer de uma forma ou de outra - o que torna seu passado sombrio e cheio de rumores que ele nunca comenta -, assim que consegue seu primeiro objetivo, ele aluga uma casa próxima a de Daisy, fazendo festas grandiosas e cheias de pessoas que ele mal conhece. Mas isso pouco importa, pois o objetivo das festas é chamar a atenção de uma única pessoa.
  Contada pelo ponto de vista imparcial de Nick Carraway - vizinho de Gatsby e possivelmente o único amigo que ele tem de verdade, também coincidentemente primo de Daisy -, essa história tem um dos desfechos mais inesperados que eu poderia imaginar; e que com certeza passou uma mensagem reflexiva e interessante. Olhar por dentro de como era - e provavelmente ainda é, mesmo que com alguma evolução - a vida de pessoas poderosas e misteriosas daquela época é surpreendente. Saber os segredos e as várias facetas das pessoas mostra que, independente da época, algumas coisas nunca mudam.
  Eu recomendo essa leitura. Porém, por ser um livro de 1925, muito das expressões lidas no livro nem são mais usadas, portanto é necessário um pouco de interpretação para o bom entendimento e a apreciação da história em geral. Fora isso, a leitura é fácil e a história é incrível. 

                                                                 CURIOSIDADES:
  • O Grande Gatsby não se popularizou logo na sua primeira edição, vendendo menos de 25.000 cópias durante os 15 anos restantes da vida de seu autor.
  • A obra está classificada em segundo lugar no top 100 das melhores novelas do século XX. 
  • O Grande Gatsby teve 5 adaptações cinematográficas ao longe dos anos, em 1926, em uma versão muda, 1949, 1974, 2000, em uma versão feita especialmente para a TV, e a mais recente foi em 2013, na qual Gatsby é interpretado por Leonardo DiCaprio, e Carey Mulligan vive seu par romântico, Daisy Buchanan.
  • O livro também foi adaptado para uma peça da Broadway um anos após seu lançamento.
  • Atualmente O Grande Gatsby tornou-se o texto padrão em todas as escolas superiores e universidades em todo o mundo que estudam a literatura dos Estados Unidos.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá, já ouvi falar desse livro, mas é a primeira resenha que leio!
    Parece ser bem interessante, eu particularmente gosto bastante de ler livros de outras épocas, ainda mais em épocas próximas às Guerras Mundiais.
    Adorei a resenha! Beijos, Lerissa. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lerissa!
    Eu li o livro sem ter encontrado alguma resenha que pudesse falar sobre ele pra mim, por isso achei uma boa ideia resenhá-lo. Fico feliz que tenha gostado. O livro é realmente muito bom, se você gosta dessa época, vai gostar da história!
    Beijos.

    ResponderExcluir